No Bonsai assim como em qualquer árvore, quando podada, o corte deve receber um produto selante. No caso do bonsai, a pasta cicatrizante. Isto é muito importante para evitar o apodrecimento da madeira. Neste artigo você verá tudo sobre este assunto.

Muitas árvores de calçada, quando podadas e não é selado o corte, e começam a apodrecer. Isto acaba causando transtornos futuros. Frequentemente nos deparamos em qualquer cidade com esta situação. Basta prestarmos atenção nas árvores que nos cercam. E este é um problema causado exclusivamente pela falta de conhecimento de quem executa as podas.

Da mesma forma é com o bonsai. Precisamos ter o conhecimento necessário quanto à poda para não termos problemas futuros desagradáveis e difíceis de corrigir.

Na formação do bonsai, o trabalho que mais se executa é a poda. Por isso é preciso compreender o que é a pasta cicatrizante, sua função e o resultado que ela proporciona.

Existem pastas desenvolvidas com o objetivo de celar o corte realizado no bonsai. Estas dão um excelente resultado final. E outros tantos produtos que são utilizados como substitutos, mas resultado final bastante duvidoso.

NÃO É A PASTA QUE CICATRIZA O CORTE!

Isto é importante esclarecer. Nunca é a pasta que proporcionará a cicatrização. Ela serve apenas para isolar o corte. O que faz cicatrizar o corte é o adubo. Pois somente com o crescimento da parte superior da planta é que vai ocorrer a cicatrização.

É necessário entender 5 fatos sobre a pasta cicatrizante!

  1. Ela tem por objetivo exclusivo celar a parte cortada de uma planta lenhosa;
  2. O produto de qualidade é desenvolvido sob critérios onde o resultado final do isolamento do corte seja excelente;
  3. A massa ou pasta cicatrizante sempre contêm fungicidas;
  4. Seu Ph deve ser neutro e nunca ácido;
  5. Deve ser um produto de fácil aplicação;

Sabendo disto é bom evitar produtos substitutos que não possuam estas características. Pois não irão isolar o corte como deveria. Além de possuírem em sua formulação componentes que prejudicam a planta.

Alguns produtos como graxa de sapato, massa de modelar, durepoxi, creme dental, tintas, colas a base de solvente, são alguns que devem ser evitados.

Um que é natural, mas extremamente prejudicial para plantas, é o famoso “própolis”. O produto que contém própolis, simplesmente inibe o crescimento da casca e lenho sobre o corte da árvore. Assim fazendo com que não haja a cicatrização. Se a quantidade de própolis for alta, provavelmente a planta virá a morrer.

Frequentemente vemos estes “substitutos” sendo disseminados na internet. Afinal, o uso destes produtos, é o resultado do alto preço de pastas cicatrizantes de qualidade existentes  no mercado, geralmente Japonesas.

Cultivo bonsai a mais de 30 anos. Consumo cerca de 1 litro de pasta cicatrizante por ano. Seria inviável o uso de pastas importadas e caras. Então depois de muito trabalho, estudo e experiência adquirida, cheguei a uma composição excelente que dá o resultado igual as melhores pastas japonesas que são vendidas. Esta composição já utilizo a mais de 10 anos em minhas plantas. Veja os ingredientes e prepare a sua com a receita mais a baixo.

Ingredientes e Preparo da Pasta Cicatrizante

Para o preparo desta pasta utilizo 3 produtos baratos e fáceis de se encontrar. E Um recipiente para armazenar.

Ingredientes

  1. Cola Branca;
  2. Cupro dimy em Pó (sulfato de cobre) OU Canela em Pó;
  3. Bisnaga de condimentos (recipiente);

Recomendamos utilizar a cola cascorez, pois é a que da maior consistência para criação da pasta. O cupro dimy(sulfato de cobre) é encontrado em qualquer agropecuária. A canela em pó em qualquer mercado. Estes dois iram atuar com fungicidas, assim formando com a cola, uma pasta excelente.

Antes de fazer a mistura é preciso ter em mãos o frasco onde será guardada a pasta. Utilizo uma bisnaga de condimento, do tipo de colocar ketchup ou maionese. É encontrada facilmente em qualquer loja de 1,99.

Pasta Cicatrizante - Ingredientes

Modo de Preparo

Para preparar basta colocar a quantidade de cola desejada em um recipiente onde será mexido. Ir adicionando o cupro dimy até a mistura ficar com uma cor verde claro. Para obter uma pasta mais firme é só acrescentar mais cupro dimy até o ponto que se deseja. No lugar do cupro dimy, e da mesma forma, também pode usar canela em pó.

Logo depois preparar a mistura, só coloca-la na bisnaga de condimentos, ou no recipiente que você desejar.


Apesar de terem pastas cicatrizantes muito caras no mercado, viu como é simples e barato preparar a sua!?

Aproveite também para conferir outros artigos do nosso Blog e acesse este post e veja dicas muito uteis de como manter seu bonsai vivo.

Categorias: DICAS