Powered by Rock Convert

A grosso modo, BONSAI é a nossa tentativa de imitar uma árvore livre e isolada na natureza. A qual tem sua beleza e estilo próprio, características individuais e únicas, e oque tentamos fazer é imitar de forma muito reduzida oque ela nos oferece.

Para isto duas coisas são extremamente necessárias, se ter conhecimento do que se faz  e as ferramentas apropriadas para tal.

Neste texto quero expor um pouco sobre as ferramentas mais necessárias que se utiliza no trabalho com bonsai.

Como sou bonsaista a mais de trinta anos, já consumiu um bom número de ferramentas para bonsai, e neste tempo adquiri a compreensão do uso e manuseio, do que é realmente útil, e daquilo que realmente vale a pena investir, mas é claro que qualquer um deseja aquele jogo de ferramentas completíssimo, porém é preciso saber que: Não é a ferramenta que faz o bonsai, mas o conhecimento que o indivíduo tem de fazer.

1. TESOURA DE JARDIM

Indispensável, pois é com ela que se poda os galhos mais grossos antes de fazer o acabamento com a ferramenta apropriada. Ela corta galhos até 2 cm com facilidade e é fácil de se encontrar. Com ela desbastamos a planta para se ter uma melhor visão da estrutura.

ferramentas para bonsai tesoura-de-jardim-1

2. TESOURA DE PODA JAPONESA

Encontrada somente em lojas especializadas em bonsai ou NET. Ela serve para galhos mais finos, raízes, desbaste, etc e existe uma grande variedade de modelos , para todos os gostos, é bom sempre tela a mão.

ferramentas para bonsai tesoura de poda japonesa

 

3. TESOURA DE PONTA FINA

Esta se faz necessário na hora do acabamento da planta pois é com ela que se poda a ponta fina dos galhos , brotos indesejados e de difícil alcance .

ferramentas para bonsai - tesoura de ponta fina

4. ALICATE CÔNCAVA OU BOLA

Este é o cara, é a ferramenta que mais se utiliza na construção do bonsai, muito versátil e possibilita um  acabamento de corte excelente. existe em vários tamanhos, o médio é o ideal para o iniciante.

ferramentas para bonsai - alicate bola

5. ALICATE LATERAL

Bom, realisa um corte longitudinal do galho no tronco, o que vai resultar em uma cicatrização de boa aparência. Porém por seu desenho estrutural ser transversal torna esta ferramenta um um pouco frágil. Não é recomendado para plantas que possuam um lenho mais duro,o bom é utilizá-lo em galhos finos e madeiras de lenho macio.

ferramentas para bonsai  - alicate lateral

6. ALICATE DE JIN

Também indispensável , serve para, como o nome diz, fazer jim. mas também para descascar galhos, apertar e enrolar arame é bom sempre telo em mãos.

ferramentas para bonsai  - alicate de jin

7. ALICATE DE ARAME

Por seu desenho ser único é indispensável quando da retirada do arame e pode ser considerada uma ferramenta básica essencial

ferramentas para bonsai  - alicate de arame para bonsai

 

8. SERROTE PEQUENO

O melhor é adquirir um que seja desenvolvido para trabalho com bonsai, ele é utilizado na poda de galhos e tronco acima de 2 cm.

ferramentas para bonsai  - alicate de arame para bonsai - serrote pequeno

 

9. GANCHO PARA RAÍZES

Esta é a ferramenta que no transplante vai mostrar sua importância . É utilizado para desembaraçar e pentear as raízes, sem ele não se conseguirá um bom resultado. E esse resultado se verá no próximo transplante .

ferramentas para bonsai  - alicate de arame para bonsai - GANCHO-PARA-RAÍZES

 

10. HASHI

Também utilizado na hora do transplante , e nunca deve faltar. Os de metal como inox ou alumínio não deveriam ser utilizados, pois se perde a sensibilidade e se acaba danificando muitas raízes, o ideal são os de bambú e com vários diâmetros  e comprimentos.

ferramentas para bonsai  - alicate de arame para bonsai - hashi

11. PINÇA

também é uma ferramenta básica, pois é utilizada para pinçagem de ponteiros , retirada de brotos  indesejados, retirada de mato, etc. Ela facilita muito o trabalho. Existem muitos modelos, os melhores são as japonesas, pois são desenvolvidas para estas  finalidades.

ferramentas para bonsai  - alicate de arame para bonsai - pinça

Pequena conclusão sobre as ferramentas básicas para bonsai

Com o tempo se amadurece e a visão primária que se adquiri ao conhecer o bonsai vai se transformando.

Quando se visita o site de ferramentas da IHOSHI ou MASSAKUNI , nos deparamos com uma lista de ferramentas que todo bonsaista sonha, são centenas de opções , tamanhos e formas, o verdadeiro paraíso para qualquer bonsaista. Ai vamos ver um vídeo do TEDY BOY da Indonésia, e o cara com uma alicate de rachar tronco, uma tesourinha de 1,99, uma chave de fenda, um alicate universal e um rachi, realiza trabalhos que são alucinantes. AI FICA AQUELE PONTO DE INTERROGAÇÃO NO AR…??? Ferramenta ou conhecimento, conhecimento ou ferramenta . Acho que melhor seria ter os dois!